top of page
Buscar

Pandemia e transformação digital

  • Foto do escritor: Artifício Comunicação
    Artifício Comunicação
  • 10 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jun. de 2020

A digitalização tornou-se essencial para a sobrevivência das empresas em tempos de Covid-19.



Com o novo coronavírus, os hábitos de consumo mudaram e muitas pessoas e empresas se viram obrigadas a migrar para o universo digital para atender às novas demandas. Aqueles que não puderam se adaptar às estratégias digitais acabaram sofrendo um grande impacto.


Passada a pandemia, é possível que esses novos hábitos perdurem, não apenas pelo receito das pessoas de saírem de casa e se exporem, como também por sua facilidade. Uma pesquisa encomendada pelo Facebook IQ ao Ibope Inteligência nos mostrou que 28% das pessoas no Brasil já estão fazendo mais compras online desde o início da pandemia.


Ou seja, se antes para algumas empresas e indústrias, estar presente no universo digital era uma vantagem, agora é essencial. Muitas empresas ainda estão no início dessa jornada e para mitigar possíveis danos e perdas, aquelas que até então não estavam presentes em nenhuma rede social, ou não tinham um site estruturado, devem começar a desenvolver um sólido planejamento em marketing digital e incorporar essas estratégias para manterem suas vendas.


Claro que alguns setores apresentaram mais dificuldades, como empresas B2B que estavam acostumadas a encontros presenciais para realização de negócios, indústrias que não são nativas digitais e tendem a ter uma baixa relação e negociação digital com o cliente e pequenos negócios que dependem da boa e velha divulgação “boca a boca”, sem nenhum apelo digital.


Para esses mercados, um fator importante para gerar conversão é ter resiliência e adaptabilidade. Dessa forma, se um setor é acostumado a sair à rua para encontrar novos clientes, ele terá que se adaptar. Exemplos de dois setores que criaram soluções criativas para o universo digital são as academias, que para não perder seus alunos passaram a disponibilizar vídeos on demand e transmissões ao vivo de aulas de dança e outras atividades físicas e as montadoras de veículos que conectaram potenciais compradores de carros a vendedores de concessionárias mais próximas de sua localidade a partir do WhatsApp.


Algumas ações possíveis para o seu negócio estar preparado para os próximos tempos são: marcar presença em redes sociais; remodelar ou refazer seu site e promover novas maneiras de relacionamentos on-line e oferecer novas formas de interação. Em outras palavras: é o momento de pesquisar onde estão seus clientes online e preparar a abordagem correta para atingi-los. E para que todo esse esforço traga resultados é essencial que sua estratégia esteja amparada em um bom planejamento.



Gostou do artigo, mas não sabe por onde começar o seu planejamento de marketing digital? Entre em contato com a gente!


Imagem: Freepik



 
 
 

Komentar


 2023 @ Artifício  Comunicação 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
bottom of page