top of page
Buscar

Métricas e KPIs: entenda a diferença

  • Foto do escritor: Artifício Comunicação
    Artifício Comunicação
  • 10 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jun. de 2020

Os resultados das métricas e KPIs podem trazer muitas respostas para o planejamento estratégico de uma ação digital. Mas antes, é importante entender cada um deles.



Quando falamos em análise e avaliação de resultados em ações de marketing digitais dois termos logo aparecem: métrica e KPI. Mas você sabe o que cada um quer dizer e quais suas diferenças?


No marketing digital chamamos de métrica o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário em um site, blog, rede social ou comercio eletrônico. É por meio dela que se pode mensurar, monitorar e gerir as estratégias de uma empresa, apresentando informações sobre quais estratégias digitais devem ser continuadas, aperfeiçoadas ou abandonadas.


Já o KPI (Key Performance Indicators) é um indicador criado a partir das métricas que tenta explicar de forma percentual ou numérica o resultado de uma determinada ação. Esse indicador está sempre associado a uma determinada meta de conversão, ou seja, para a mensuração do sucesso ou não de uma determinada ação de marketing digital.


As métricas costumam ser aqueles indicadores que provenientes do monitoramento das redes sociais ou do Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos gestores da marca para analisar o desempenho da ação de marketing digital como um todo.


Ainda muito abstrato? Para facilitar, vamos pensar em um exemplo offline, como a mensuração dos funcionários de uma empresa. A quantidade de funcionários da sua empresa é uma métrica. Já o custo médio do funcionário (valor total da folha de pagamento / quantidade de funcionários) é um KPI.


Levando isso para o universo digital, vamos supor que você tenha um e-commerce e o seu site tenha recebido 1.000 visitas esse mês e 100 pessoas compraram algum produto, ou seja, a taxa de conversão do seu site foi de 10% nesse mês. Tanto o número de vistas quanto o número de compras, são métricas, já a taxa de conversão é um KPI.


Podemos dizer que as métricas refletem o comportamento dos visitantes no site/perfil enquanto os KPIs refletem o desempenho da ação em si. Ou seja, métricas são informações e KPIs são resultados.


Entender as diferenças entre métricas e KPIs, utilizá-los corretamente e saber como monitorar suas metas e agir de acordo com as informações que eles apontam é a melhor maneira de assegurar o sucesso do seu negócio.


Gostou do artigo, mas ainda tem dúvidas de como realizar a mensuração do seu perfil ou site? Entre em contato com a gente!


Imagem: Freepik


 
 
 

Comments


 2023 @ Artifício  Comunicação 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
bottom of page