Como o crescimento das fake news podem afetar a sua empresa
- Artifício Comunicação
- 22 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jul. de 2020
No atual contexto, é necessário estar preparado para gerenciar da melhor forma as variáveis que afetam a reputação das marcas.

A chegada ao Brasil do movimento Sleeping Giants colocou o comportamento das marcas em evidência mais uma vez e serviu como um alerta para que diversas companhias revessem seu posicionamento e atuação nos meios digitais.
Para quem não conhece, Sleeping Giants é uma iniciativa criada pelo publicitário Matt Rivitz e que teve início em 2016, nos Estados Unidos, com o objetivo de em derrubar o financiamento de sites que replicam notícias falsas e conteúdos preconceituosos. Para isso, eles monitoram anúncios publicitários em sites ou páginas reconhecidas por propagar Fake News e alertam em seu perfil do Twitter quais marcas, por meio de campanhas de mídia programática, anunciam nessas páginas.
Em suas primeiras semanas de atuação no Brasil, mais de 100 marcas foram alertadas publicamente sobre sua atuação, como por exemplo Samsung, Tim, Banco do Brasil, Dell, Fast Shop, Caixa, Philips, Claro, Mercado Livre, Loft, Telecine, Folha de SP, PicPay, Domestika, Zoom, Submarino e Americanas. A comunicação é sempre feita de maneira direta e simples às empresas, sem qualquer tipo de julgamento ou tom agressivo.
Isso porque o Sleeping Giants sabe que empresas e marcas anunciantes costumam comprar espaços publicitários com base em dados de usuários da internet, através de plataformas como Facebook e Google e cabe a essas plataformas determinarem o que fere ou não suas políticas de anúncios.
Porém, claro que tamanha repercussão acabou gerando uma forte cobrança por parte dos clientes dessas marcas e as companhias tiveram que interagir com o público, respondendo sobre como estavam lidando com a situação e o que fariam a seguir.
Tal ocorrido coloca em evidência um ponto importante com relação à atuação das marcas no ambiente digital que é: as empresas não estariam considerando o risco reputacional ao configurar suas campanhas digitais de geração de demanda, se baseando "apenas" em metas e indicadores relacionados a desempenho.
É essencial que as marcas desenvolvam uma estratégia sólida, que foquem não apenas nos resultados de uma campanha específica e sim no quanto essa campanha influencia a reputação da marca. Além disso, é necessário manter um diálogo claro, por meio de interações diretas e presença constante em plataformas digitais, a fim de monitorar as menções sobre a marca, para não ser surpreendido caso a marca seja envolvida em um contexto de fake news ou contrários aos seus valores.
O cenário imposto pela dinâmica do universo digital e o crescimento das fake news faz com que as marcas tenham que lidar com um universo mais complexo e desafiador, onde para se destacar, será necessário atuar em iniciativas proativas e contar com o apoio de uma equipe preparada para essa realidade.
Gostou do artigo, mas ainda tem dúvidas de como gerenciar sua marca no universo digital? Entre em contato com a gente!
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